"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



O final do ano aproxima-se...

 À medida que vamos avançando na primavera, os campos enchem-se de flores. É tempo de nos centrarmos nas plantas.

Urtiga-morta (Lamium maculatum).

No trabalho de identificação das plantas, os participantes do clube utilizaram guias de campo que organizam as plantas de acordo com a cor das suas flores, como é bem visível na imagem. O trabalho, embora facilitado por este tipo de organização, requer bastante atenção e alguma complexidade.

Este trabalho é sempre realizado em equipa. Os elementos envolvidos vão trocando impressões sobre os diversos aspetos observados como número de pétalas, forma das folhas, até chegarem a um consenso. A sua proposta é posteriormente validada.

Observação de uma dedaleira (Digitalis purpurea), uma espécie de fácil identificação. No entanto, muitas vezes a identificação das plantas fica somente pela família ou pelo género porque faltam conhecimentos necessários aos elementos do clube para chegarem até à espécie.

Identificação de plantas do género Myosotis.

Erva-de-são-roberto (Geranium robertianum).

Após o trabalho de identificação da planta, procedemos à recolha de uma pequena porção para secagem e posterior colagem nos cadernos de campo.

Colagem das plantas já secas nos cadernos de campo. 

Sem comentários: