"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



De novo no campo!

 Após o período de atualização dos cadernos de campo, que decorreu na escola, voltámos ao campo. Se o trabalho de pesquisa e registo é do agrado dos elementos do clube, é quando regressamos ao campo que eles se sentem verdadeiramente livres e realizados. 

Os elementos do clube tentam identificar os discos de madeira que pintaram no ano letivo anterior no âmbito da construção de "Totens Serra Mágica" que foram distribuídos pela Serra de Canelas alertando para a não colocação de lixo no espaço. Esta iniciativa, ao qual o Clube de Ciências aderiu, foi uma iniciativa do professor Luís Baião do projeto "Sim, Somos Capazes". 


Sinais utilizados para indicar o percurso da Trilha de Interpretação da Serra de Canelas. Este trabalho feito inicialmente a partir da nossa escola, pelo professor Alexandre Silva e seus alunos, é hoje da responsabilidade da Junta de Freguesia de Canelas.


É a experiência de estudar a natureza vivendo-a por dentro que torna o clube tão popular e apetecível!

Registo fotográfico de uma toca de mamífero.

Experiência partilhada da manipulação de um bicho-pau (Leptynia attenuata). Estes momentos com impacto pessoal marcante são um forte contributo a desenvolvimento de laços afetivos relativamente ao mundo natural. 

Devolução do animal ao seu habitat.

Registo fotográfico de uma planta que chamou a atenção pela beleza das suas flores (Myosotis sp.).

Observação de uma felosa (Phylloscopus collybita) numa pequena árvore próxima. O poste serve esconderijo e de apoio ao binóculo tornando-se uma ajuda na estabilização da imagem.


Sem comentários: