"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Vespas asiáticas em Canelas

A vespa-asiática (Vespa velutina) é uma vespa proveniente do Sudeste Asiático. Tem uma área de distribuição natural que se estende desde o norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia.
Vespa asiática (Vespa velutina). Imagem daqui.


Esta espécie chegou à Europa por via marítima, em 2004. As autoridades suspeitam que as vespas vieram num carregamento de bonsai (árvores miniatura) proveniente da China e descarregado em Bordéus (França). Em poucos anos espalhou-se a outros países europeus. O primeiro ninho foi avistado em Portugal em 2011, na região de Viana do Castelo.

Ninho de vespas-asiáticas. Imagem daqui.
Esta espécie exótica constitui uma preocupação séria para as  autoridades devido à sua ação predadora que põe em perigo as abelhas nativas da europa. É uma praga que pode dizimar um enxame de abelhas em poucos dias.

Elementos do Clube de Ciências observaram pela primeira vez um destes ninhos na Serra de Canelas (5/12/18). Foi  dado imediato conhecimento do facto às entidades competentes do ICNF. No entanto este tinha sido já identificado. Foi destruído durante as férias de Natal, em janeiro já lá não se encontrava.

Ninho de vespas-asiáticas observado na Serra de Canelas. A observação foi realizada a uma distância que garantiu a segurança de todos. Estas vespas quando se sentem ameaçadas podem ser bastante agressivas.
A observação do ninho das vespas-asiáticas realizada através de binóculos permitiu mantermos uma distância de segurança aconselhável mesmo apesar destas se encontrarem em fase de hibernação.


Sem comentários: