"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Primeiras sessões

 As primeiras sessões tiveram início em novembro, após o processo de candidatura e de seleção dos vinte e um elementos. Estes foram, como é hábito, divididos em três equipas. No presente ano os participantes são provenientes de cinco turmas do quinto ano e quatro turmas do 6ºano. Cada equipa iniciou as atividades na escola. Todos ficaram inteirados dos desafios que os esperam, do material necessário, caderno de campo, lápis e borracha, e de alguns conselhos práticos nomeadamente acerca da roupa e do calçado. No final, as equipas dividiram-se entre o espaço aberto da escola ou o início da trilha para iniciarem a aprendizagem da utilização de binóculos (de acordo com as condições atmosféricas).

Fase de aprendizagem da utilização correta de binóculos na observação de aves.


Quando as condições atmosféricas foram desfavoráveis as equipas treinaram a utilização de binóculos no espaço da escola.

Depois de observarem objetos estáticos a diferentes distâncias os elementos do clube iniciaram o treino de observação de aves, alvos móveis e de pequena dimensão que exigem destreza e concentração.


Esta primeira fase proporcionou às equipas o conhecimento da região envolvente da Trilha da Serra de Canelas. Com o tempo, os elementos vão desenvolvendo uma atitude mais atenta e concentrada sobre o que os rodeia. Vão, também, ficando mais confiantes, uma vez que este tipo de ambiente é desconhecido da grande maioria.

Captura fotográfica de uma violeta-brava (Viola sp.)


Sem comentários: