"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Milhafre-preto

 Ao fim de tantos anos de trabalho do clube começa a ser difícil identificar novas espécies de aves na região da Trilha de Interpretação da Natureza da Serra de Canelas. No entanto, este ano fomos brindados com o aparecimento uma nunca antes vista: o milhafre-preto (Milvus migrans), provavelmente em passagem durante os seus movimentos migratórios. Observamos um exemplar no dia 22 de novembro.


O milhafre-preto é uma ave de rapina de tamanho médio, que se caracteriza pela plumagem castanha e pela sua cauda bifurcada. É uma espécie migradora, que está presente no território português desde a inícios de fevereiro a finais de novembro. O seu Inverno é passado em África, a sul do deserto do Saara. 

Milhafre-preto (Milvus migrans) observado em 22/11/24. Esta é uma espécie migradora visitante de verão (presente em Portugal de março a finais de novembro).


A observação de aves de rapina desperta sempre um especial fascínio!

Partilha de informação entre os elementos do clube num momento de atualização dos cadernos de campo.

Consulta de um guia de campo para recolha de informações sobre a espécie.

Registo das informações no caderno de campo.

Bilhete de identidade:

Nome vulgar: Milhafre-preto.

Nome científico: Milvus migrans

Filo: cordados

Classe: aves

Habitat: campos, pastagens, junto a rios e lagos, junto a povoações e a estradas onde recolhe os restos de animais vítimas de atropelamento.

Comprimento: 55 cm.

Dimorfimo sexual: pouco evidente, machos em geral ligeiramente menores do que as fêmeas.

Alimentação: Pequenos mamíferos e anfíbios, peixes, animais mortos, restos de alimentos que procura em lixeiras (espécie oportunista).

Tipo de ocorrência: raro.

Sem comentários: