"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Há trabalho para além do estudo das aves...

As aves são sempre um dos grupos animais a que prestamos mais atenção. São relativamente fáceis de observar, depois do domínio da utilização dos binóculos, e causam sempre enorme fascínio nos elementos do clube quando se apercebem da enorme diversidade de formas e cores. No entanto, a nossa atenção incide também sobre outros aspetos igualmente interessantes. Fica aqui um pequeno apanhado:

Observação de um muro / aqueduto que outrora limitava uma propriedade e conduzia água da Serra de Canelas até aos campos agrícolas. Trata-se de uma construção singular que faz parte dos elementos interessantes incluídos na Trilha da Serra de Canelas.
Identificação de um loureiro através das propriedades aromáticas das suas folhas. 
Depois da identificação desta árvore, um sobreiro (Quercus suber), uma participante procura retirar uma amostra de cortiça para guardar na sua coleção de elementos naturais.
Musaranho-de-dentes-brancos-grande (Crocidura russula). Já no ano anterior tínhamos visto um exemplar desta espécie. Estava morto, molhado, no meio da erva. Colocámo-lo sobre uma pedra para o observar mais atentamente e proceder à sua identificação. Para avaliarmos o seu tamanho cortámos um pequeno ramo com igual tamanho para medir mais tarde. 
Musaranho-de-dentes-brancos-grande (Crocidura russula). Para saber mais informações sobre a espécie clicar AQUI.
Fase de pesquisa de elementos sobre a espécie.
Observação de uma toca de texugos (Meles meles) outrora ocupada. Ver informação AQUI e AQUI.

Registo da observação no caderno de campo.
Joaninha-de-sete-pintas (Coccinella septempunctata) prestes a levantar voo do dedo de uma participante do clube.

Sem comentários: