"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



As aves observadas...

Tradicionalmente o estudo das aves ocupa no clube uma parte significativa do nosso esforço. Estes animais provocam sempre enorme fascínio a partir do momento em que os observamos através de binóculos e nos apercebemos na riqueza de cores, formas e comportamentos. Além disso estão presentes na região ao longo do ano contrariamente a outros animais, como répteis, anfíbios ou insetos que não se obervam na época mais frio do ano porque estão a hibernar ou simplesmente morreram e os seus ovos só vão eclodir quando surgir de novo o calor.

Elementos do clube em ação. 


Até ao momento temos já uma lista de observações bastante interessante:

- Cartaxo-comum (Saxicola rubicola)
- Bico-de-lacre (Estrilda astrild)
- Melro-preto (Turdus merula)
- Felosinha (Phylloscopus collybita)
- Alvéola-branca (Motacilla alba)
- Fuinha-dos-juncos (Cisticola juncidis)
- Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula)
- Pombo-torcaz (Columba palumbus)
- Carriça (Troglodytes troglodytes)
- Rola-turca (Streptopelia decaocto)
- Chapim-rabilongo (Aegithalos caudatus)
- Chapim-real (Parus major)
- Ferreirinha (Prunella modularis)
- Pardal-comum (Passer domesticus)
- Toutinegra-de-barrete-preto (Sylvia atricapilla)
- Gaivota-de-asa-escura (Larus fuscus)
- Serzino (Serinus serinus)

Bico-de-lacre (Estrilda astrild).


Para além destas espécies, a maioria já observada pelos elementos das três equipas, avistámos em alguns momentos magníficas AVES DE RAPINA: peneireiros (Falco tinnunculus) , gaviões (Accipiter nisus) e águias-de-asa-redonda (Buteo buteo),  espécies já observadas em anos anteriores. Numa das saídas pudemos assistir a um curioso bailado entre 5 águias-de-asa-redonda sobre a Serra de Canelas. Foi um momento verdadeiramente único na vida do clube!

Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo).



1 comentário:

Anónimo disse...

ola professore eu acho que vou para o grupo mas vou perguntar ao meu pai para ver se deixa se ele deixa vir ok chau fala o rafael reis do 5d