"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Lagartos e companhia...

Com a primavera apareceram numerosas lagartixas que se passeiam em tudo o que é muro ou talude em busca de calor e de algum pequeno animal que lhes sirva de refeição. Mantiveram-se em hibernação durante o inverno abrigadas por baixo de rochas ou nalgum pequeno buraco na terra ou fenda de um muro. Ao contrário de nós, estes são animais cuja temperatura corporal varia em função do calor ou do frio que se faz sentir. São por isso conhecidos por animais de sangue frio.

Manipulação de uma lagartixa (Podarcis sp.) capturada no local. Observação cuidadosa de aspetos da sua biologia como revestimento (pele com escamas epidérmicas), localização dos ouvidos e implantação lateral das patas no corpo.

Pormenor da lagartixa capturada.


Parentes próximos das lagartixas, os lagartos-de-água (Lacerta schreiberi) causaram muito maior impacto juntos dos elementos do clube devido ao tamanho e às suas cores.

Lagarto-de-água (Lacerta schreiberi) fotografado junto a ponte sobre a ribeira de canelas. 
Trabalho de identificação de um lagarto-de-água (Lacerta schreiberi) realizado pelos elementos do clube (I).

Trabalho de identificação de um lagarto-de-água (Lacerta schreiberi) realizado pelos elementos do clube (II).

Manipulação de um lagarto-de-água (I).
Manipulação de um lagarto-de-água (II).

Manipulação de um lagarto-de-água (I).


A partir do trabalho realizado em equipa os elementos do clube ficaram a saber que esta é uma espécie endémica (encontra-se apenas numa pequena região do planeta) e por essa razão é protegida.

O lagarto-de-água encontra-se apenas numa pequena região da Península Ibérica e em nenhuma outra região do planeta. Merece, por essa razão, um especial cuidado em termos de conservação. É bom sabermos que temos uma espécie tão valiosa à porta da escola!


Todos estes animais apresentam um curioso mecanismo de defesa chamado de autotomia. Esta  consiste em largarem a cauda quando é agarrada por um qualquer predador. Desta forma conseguem afastar-se para lugar seguro enquanto o predador fica entretido com a cauda que ainda continua a mexer por um bom período de tempo. A cauda, com o tempo, volta a crescer.
Fases de crescimento da cauda de um lagarto.




Bilhete de identidade do lagarto-de-água:

Nome científico: Lacerta schereiberi;

Filo: cordados

Classe: répteis

Comprimento: cerca de 30 cm;

 Habitat: zonas relativamente húmidas, próximas de rios e ribeiros;

Dimorfismo sexual: os machos são menores mas mais robustos do que as fêmeas e apresentam cor azul intensa na cabeça. As fêmeas também podem apresentar cor azul mas menos intensa e geralmente só na garganta;

Alimentação: pequenos invertebrados, principalmente insectos;

Distribuição: Região noroeste da Península Ibérica.


1 comentário:

Anónimo disse...

Gostava muito de pertencer a este clube. É pena não existir na minha escola.