"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Gavião

O gavião (Accipiter nisus) foi uma das espécies menos comuns que identificámos este ano, nunca antes tinha sido avistado na região. Esta pequena ave de rapina fez a sua aparição em três das nossas saídas durante os meses de inverno. Tratou-se provavelmente do mesmo indivíduo, um macho invernante (visitante de inverno) de passagem por Canelas.

Gavião (Accipiter nisus). Imagem daqui.

O gavião é uma ave de rapina tipicamente de bosques e florestas. Especializou-se em perseguir pequenas aves voando habilmente por entre árvores e folhagem por vezes densa.
Queres ver como é? então clica aqui para veres um vídeo.

Existe um acentuado dimorfismo sexual nesta espécie, o macho é bastante menor que a fêmea e apresenta listas avermelhadas no peito ao contrário da fêmea que apresenta o peito listrado de cinzento.

A observação de uma ave tão pouco comum provocou grande excitação nos elementos das equipas que a puderam acompanhar por um bom par de minutos através dos seus binóculos sobrevoando os pinhais da Serra de Canelas.

Observação de um gavião na região da Trilha da Serra de Canelas.


Uma vez na escola, as equipas pesquisaram informações sobre a espécie e registaram-nas nos seus cadernos de campo.

Fase de pesquisa de informação sobre o gavião (Accipiter nisus).

Colagem da estampa referente à espécie no caderno de campo.

Registo da observação de um gavião. Caderno de campo da Paula do 6ºI.



Bilhete de identidade do gavião:

Nome científico: Accipiter nisus

Filo: cordados

Classe: aves

Comprimento: 28 - 38 cm

Habitat: florestas e bosques, campos marginais de bosques e charnecas.

Dimorfismo sexual: o macho é menor que a fêmea e apresenta um tom arruivado no peito. A fêmea é listrada de cinzento na parte inferior.

Alimentação: pequenas aves (carnívoro).

Tipo de ocorrência: visitante de inverno (de passagem).

Frequência: raro.

Sem comentários: