"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Serzino

Desde Fevereiro estes pequenos pássaros, de cor amarelo-esverdeada, acompanham as nossas saídas com o seu canto inconfundível e estridente. Como se estivessem a anunciar a Primavera!


Serzino (Serinus serinus). Coloração de fim de Verão.

A coloração destas aves vai-se alterando ao longo do ano chegando ao final do Verão com as cores muito desbotadas. É ainda uma das poucas espécies que para além de cantar quando está pousada, também o faz em voo (voo de canto). Tens aqui um pequeno vídeo que apresenta o canto desta ave.

O registo das observações e da informação recolhida sobre esta espécie foi como habitualmente realizada pelos elementos do clube. Em geral, os registos são acompanhados de uma pequena imagem da espécie que é colada nos cadernos de campo de forma a que este venha a constituir um pequeno guia de bolso pessoal dos próprios participantes.

Registo das conclusões no caderno de campo.

Bilhete de identidade do serzino:

Nome científico: Serinus serinus

Filo: cordados

Classe: aves

Comprimento: 11 - 12 cm;

Habitat: bosques, jardins e áreas agrícolas com sebes ou árvores dispersas ;

Dimorfismo sexual: pouco evidente (os machos têm cores ligeiramente mais fortes);

Alimentação: sementes;

Tipo de ocorrência: visitante de Verão (chega à região no fim do Inverno e abandona-a nos finais do Verão);

Frequência:  muito frequente

1 comentário:

Anónimo disse...

O serzino é uma ave muito gira!









José Luís nº13 5ºA