"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Recolha de bolotas

Sobreiro (Quercus suber) que se encontra no percurso da Trilha.

Este ano, no Dia do Agrupamento (3/3/2017), vai haver uma atividade dinamizada pelo grupo de Ciências subordinada ao tema "Valorização do Património Natural". Nesta atividade os alunos vão semear bolotas, de carvalho-roble e de sobreiro, e castanhas. As sementes serão colocadas em recipientes reutilizados: garrafas de água e pacotes de leite previamente cortados. Posteriormente as pequenas árvores serão plantadas quer no espaço exterior da escola, quer em toda a região da Serra de Canelas, uma vez que os incêndios têm desvastado manchas de floresta.
O Clube de Ciências da Natureza não podia deixar de colaborar neste evento. O nosso contributo foi, pois, recolher bolotas durante as nossas saídas de campo. Mais tarde iremos também plantar algumas das jovens árvores.

Colheita de bolotas realizada por elementos de uma das equipas do clube. 
Observação de uma bolota de sobreiro (Quercus suberainda com a cúpula semelhante a uma pequena carapuça.
Constituição de uma bolota.


Sem comentários: