"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Primeiras sessões do clube

As primeiras sessões realizaram-se na escola, no início, e depois no campo. O encontro na escola serviu para explicar aos elementos das várias equipas alguns aspetos importantes sobre o clube como por exemplo metodologias de trabalho utilizadas, apresentação dos guias de campo e dos cadernos de campo. Uma vez concluída esta introdução ao clube partimos para o campo para iniciar a aprendizagem da utilização dos binóculos. Esta fase decorreu igualmente no recreio da escola porque o tempo esteve muito instável no mês de novembro.


Habituação ao efeito da aproximação proporcionado pelos binóculos: objetos afastados parecem estar ao alcance da mão! 

Elemento do clube relembra a importância da focagem numa utilização correta dos binóculos.
 Depois de observarem objetos estáticos a diferentes distâncias, os elementos do clube iniciaram o treino de observação de aves, alvos móveis e de pequena dimensão que exigem alguma destreza e concentração.
Com a progressiva diminuição do fotoperíodo, no mês de novembro, as sessões do clube terminaram já quase de noite.
Algumas sessões decorreram em parte no recreio da escola a fim de evitarmos levar uma chuvada! Às quartas-feiras não há praticamente aulas de tarde e várias aves procuram o espaço exterior para comer migalhas e restos dos lanches de alunos que ficam pelo chão.
Alvéolas-brancas (Motacilla alba) e gaivotas-de-asa-escura (Larus fuscus) foram as espécies mais observadas.

Para além da observação de aves estas primeiras saídas permitiram aos elementos do clube ir conhecendo a região onde decorrem os nossos trabalhos à medida que vão adquirindo destreza, autoconfiança e concentração.

Observação da sinalização da Trilha da Serra de Canelas.
Zona da Trilha particularmente bonita.
Observação de um loureiro (Laurus nobilis). Cada elemento do clube retirou uma folha para posteriormente secar e adicionar ao seu caderno de campo.

Sem comentários: