"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Trabalhando nos cadernos de campo...

Após algumas sessões do clube decorridas na Serra de Canelas, na região da Trilha, as equipas ficaram na escola a fim de atualizarem os seus cadernos de campo com as observações entretanto realizadas. Até ao momento o nosso trabalho tem-se centrado principalmente nas aves, embora haja sempre tempo e espaço para se abordarem outros temas ou assuntos, a natureza é cheia de surpresas!

Grupo de elementos em torno de flores de "erva-pombinha", uma planta comum na região que despertou a curiosidade geral. O smartphone vai permitir realizar rapidamente o registo da planta.

O trabalho de pesquisa e de atualização dos cadernos e campo, realizado na escola, decorreu de acordo com o habitual:

1) As espécies observadas ficam representadas através de estampas que os elementos recortam e colam  nos seus cadernos de campo.
Recorte da estampa de um melro-preto (Turdus merula).

2) As informações sobre as espécies são pesquisadas em guias de campo.  Este trabalho vai rodando por todos os elementos de cada equipa.
Pesquisa de informações sobre rabirruivo-preto (Phoenicurus ochruros).
Registo das informações obtidas.
Os registos são sempre realizados a lápis. Pode-se apagar em caso de surgir um erro e escreve em qualquer situação ou posição.
O trabalho decorre sempre com interesse e muito empenho dos participantes.

Sem comentários: