"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Primeiras saídas

As primeiras saídas levaram os elementos das várias equipas ao contacto direto com o campo depois de uma sessão inicial de apresentação geral do clube na escola. O objetivo principal destas saídas foi precisamente a iniciação ao trabalho de campo o qual implica atenção e silêncio nos grupos, de outra forma é inviável a observação de animais selvagens em liberdade.

Ao longo das primeiras saídas os elementos das equipas tomaram contacto com a Trilha de Canelas onde se desenvolvem todas as atividades de pesquisa sobre o meio natural envolvente.

Outro dos objetivos principais destas saídas consistiu na aprendizagem da correta utilização de binóculos. É necessário algum treino para se conseguir observar convenientemente aves em liberdade.

Sessão de aprendizagem da utilização de binóculos: observação de alvos em movimento (bando de pombas domésticas).

Focagens a diferentes distâncias.

Primeiras observações realizadas pelos elementos de uma das equipas.
Sessão de treino de focagem de alvos a diferentes distâncias.  


Estas primeiras saídas permitiram ainda aos elementos do clube ir conhecendo a região envolvente da Trilha de Canelas, espaço onde decorrem todas as atividades do clube.

Troço florestal da Trilha.

Regresso à Escola após mais uma saída ao campo. 

Viela do Curro. É sempre com surpresa e agrado que os elementos do clube tomam contacto com esta passagem tão apertada.

O percurso da Trilha durante o inverno é por vezes um tanto radical!

Sem comentários: