"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Aves de rapina

As aves de rapina possuem certas características que as distinguem das restantes aves: são canívoras, têm garras fortes, bico curvo e uma visão excecional. Há espécies de aves de rapina de hábitos diurnos, como as águias, os abutres ou os falcões, mas também de hábitos noturnos, como as corujas ou os mochos.

Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo). Esta é a ave de rapina mais comum na região da Trilha de Canelas. 
























Este ano letivo parece ser o "ano das rapinas", nunca se tinham visto tantas na região da trilha. Foram estas as observações já realizadas:

18/11/2015 - Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo).
02/12/2015 - Peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus).
09/12/2015 - Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo).
13/01/2016 - Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) (dois indivíduos a interagirem).
20/01/2016 - Gavião (Accipiter nisus); peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus).
27/01/2016 - Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) (dois indivíduos); peneireiro-vulgar
                      (Falco tinnunculus).



O peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus) é uma ave de rapina de pequeno tamanho que será descrita em pormenor mais adiante. Deve o seu nome ao típico bater de asas enquanto se mantém parado no ar observando alguma presa no solo.




O gavião (Accipiter nisus) é uma ave de rapina cujo habitat é a floresta. Alimenta-se principalmente de pequenas aves.




A águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) é a maior das aves de rapina observadas. É comum ver estas aves planando lentamente em círculos, vigiando atentamente o solo para encontrar alguma presa, um rato, uma cobra, um lagarto ou outro pequeno animal. Por vezes alimenta-se de outras aves mas não é suficientemente rápida para as capturar em voo como fazem alguns falcões.




A observação de aves de rapina causa sempre entusiasmo nos grupos, aves pouco comuns, de tamanho grande e que geralmente se deixam observar com facilidade.


Elementos do clube em trabalho de campo.
Acompanhamento do voo planado de uma águia-de-asa-redonda.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tambem quero!