"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Primeiras sessões do clube

As primeiras sessões do clube têm como principal objetivo pôr os elementos em contacto com algumas metodologias do trabalho de campo. Aprendem por exemplo a utilizar os binóculos, coisa aparentemente fácil mas que exige alguma destreza!

Sessão prática de aprendizagem de utilização de binóculos para acompanhamento de alvos em movimento.

Aprendizagem da importância de uma focagem correta.

Nesta fase do processo, os elementos do clube são avisados para algumas regras fundamentais como por exemplo nunca virar os binóculos para o Sol, para pessoas ou para casas. Aprendem igualmente a regulá-los para si próprios, ao nível da distância entre pupilas, ou dos ajustamentos das oculares.



Estas sessões permitem igualmente que os participantes adquiram progressivamente comportamentos adequados a este tipo de trabalho, ao nível da atenção, da destreza e da autonomia. 

As primeiras saídas permitem aos elementos do clube a aprendizagem do "saber estar no campo"...

... desenvolvendo a confiança e destreza,...

... e a capacidade de observação e concentração no trabalho.

Seleção dos participantes

Cada ano que passa mais alunos se mostram interessados no clube. Desta vez houve cerca de oitenta candidaturas. Infelizmente, só vinte e quatro podem participar (integrados em três equipas de oito elementos).

A seleção dos candidatos decorreu como o habitual, foi realizada com base na qualidade dos trabalhos por eles apresentados a partir de um tema proposto. Os trabalhos podem ser realizados sob forma de texto, desenho, colagens, banda desenhada, outro qualquer formato, a fim de tornar mais democrática a escolha dos elementos.

Exemplo de trabalho selecionado.
Desta vez foram abrangidos alunos de seis turmas diferentes.

Ano letivo 2012 / 13

Um novo ano começa. O Clube de Ciências da Natureza prossegue na sua oitava edição sempre com a mesma dedicação e entusiasmo de todos os elementos envolvidos. A natureza é a grande escola!