"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Trabalhando com plantas...

Os animais são a paixão dos participantes do clube. São eles que despertam sempre maior interesse. No entanto, as plantas são também alvo da nossa atenção. Às vezes elas são identificadas até à família, ao género ou à espécie, no próprio local em que as encontramos. Porém, o mais comum é recolhermos elementos, flores e folhas, que depois secamos e colamos nos cadernos de campo. A sua identificação é realizada nesta fase posterior.

Coleção de folhas de diferentes espécies recolhidas para posterior secagem: austália (Acacia melanoxylon), louro (Laurus nobilis) e chapéu-dos-telhados (Umbilicus rupestris). É curioso verificar-se que as folhas da austrália estão em fase de desenvolvimento dos filódios (ramos achatados que substituem as folhas na fase adulta da espécie).

Recolha de folhas de polipódio, feto do género Polypodium, com soros na página inferior.

Fase de colagem dos elementos vegetais previamente secos num caderno de campo: folhas de funcho (Foeniculum vulgare) e flores de fumária (Fumaria sp.) e urtiga-mansa (Lamium sp.).

Sem comentários: