"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Observando aves

De todos os organismos estudados pelos elementos do clube aqueles que reúnem mais preferências são as aves. Depois de se dominar a técnica da utilização dos binóculos, observar aves é verdadeiramente fascinante.
Observação e identificação de aves.


Muitas das espécies observadas foram já identificadas em anos anteriores e fazem parte da lista de aves divulgadas no site do clube: melros, cartaxos-comuns, piscos-de-peito ruivo, bicos-de-lacre, serzinos, gaios e outros. Todavia, para os participantes deste ano tudo é novidade e por isso todas elas são registadas nos seus cadernos de campo. À medida que o ano passa, estes vão tomando forma e vão-se tornando em pequenos livros pessoais, ilustrados, e cheios de informação e de memórias.

Atualização dos cadernos de campo a partir das observações realizadas no campo.

Elementos da segunda equipa fazendo registos nos seus cadernos de campo.
Consulta de um guia de campo para pesquisa de informações (elementos da equipa três).

O nosso trabalho de pesquisa no campo leva-nos, por vezes, a encontrar elementos naturais que, para os jovens naturalistas, são pequenos tesouros para serem guardados...
Pena de águia-de-asa-redonda encontrada numa das saídas mais recentes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Belos cadernos de campo!

Anónimo disse...

wwwaaaaaaau