"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Insetos e plantas

Após um longo e chuvoso inverno chegou finalmente o tempo de primavera. Os campos encheram-se de repente de flores e de uma variedade enorme de insetos e outros pequenos habitantes. O Clube de Ciências da Natureza foi investigar...

Miosótis (Miosotis sp.). Encontrámos estas belas flores junto a linhas de água em zonas sombrias.
Trevo-vermelho (Trifolium pratense).
Lírio-dos-charcos (Iris pseudacorus).

Escaravelhos ( Oxythyrea sp.) alimentando-se de pólen numa flor de jarro.

O estudo dos insetos foi realizado através de guias-de-campo. Nem todos os animais foram identificados até à espécie dada a variedade enorme e a dificuldade que este trabalho comporta.
Identificação da borboleta-da-couve (Pieris brassicae).

Algumas das espécies despertaram um interesse especial, por exemplo o ralo, inseto de aspeto estranho cujas patas dianteiras estão adaptadas à escavação. Estes insetos, juntamente com os grilos e outros enchem de sons as noites quentes do ano. Queres ouvir? então clica aqui.

Ralo (Gryllotalpa Gryllotalpa).

 As populares joaninhas não podiam cá faltar...
Joaninha (Coccienella sp.)

Tivemos ainda a oportunidade de observar uma aranha-das-flores a comer uma mosca. Estas aranhas escolhem flores da sua cor e ficam imobilizadas à espera que um inseto lá pouse para o apanhar. Não usam teia para capturar as suas presas.
Aranha-das flores.

Sem comentários: