"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



De regresso à escola

Após algumas saídas ao campo chegou o momento das equipas ficarem na escola a fim de desenvolverem trabalhos de pesquisa e aprofundarem os conhecimentos sobre as espécies já identificadas.

Depois das saídas ao campo as equipas permaneceram na escola a fim de realizarem trabalho de pesquisa sobre as espécies observadas e atualizarem os seus cadernos de campo.  


O trabalho de pesquisa sobre as espécies observadas realiza-se a partir de diversos guias de campo e livros de divulgação científica.

Consulta de um guia de campo de aves.


A informação, depois de pesquisada por alguns dos elementos, é partilhada com o grupo.

Leitura de alguns dos aspetos mais relevantes sobre a biologia de uma das espécies observadas nas saídas de campo anteriores.

As principais conclusões, depois de devidamente discutidas, são registadas pelos elementos do clube nos seus cadernos de campo.

Fase de registo das conclusões nos cadernos de campo.


Às informações sobre cada espécie observada, os elementos do clube juntam uma imagem que recortam previamente e colam no caderno de campo. Desta forma vão construindo um pequeno guia de bolso pessoal.

Imagens utilizadas para ilustrar as informações registadas.


Após a colagem da imagem no caderno segue-se a fase de registo da informação.


Todo este trabalho é do agrado dos elementos das equipas que vêem os seus cadernos cada vez mais bonitos e interessantes, mas...
... A verdade é que estamos todos mortinhos por voltar ao campo!

3 comentários:

Anónimo disse...

este blog é muito fixe para este ano kero entrar

Anónimo disse...

olha a minha prima bruna se os meus pais me deixarem vou entrar no clube ciencias.
da sua aluna luana do 5i

Anónimo disse...

professor eu espero entrar no club de ciencias porque parece divertido
e eu adoro ciencias e fixe!!!!!!!!!!



da sua aluna fatima do 5I :-)