"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Melro-preto

Uma das primeiras espécies a ser observada pelos elementos das três equipas do clube foi o melro-preto (Turdus merula). É fácil avistarmos estas belas aves alimentando-se no chão ou pousadas em pequenos arbustos ou silvados logo no início da Trilha.

Observação de melros-pretos alimentando-se no chão.

Melro-preto (Turdus merula). Macho adulto.

A identificação dos machos é muito fácil, nem é necessário o auxílio do guia de campo: ave preta de tamanho médio e bico alaranjado, não dá para confundir! Já as fêmeas e os juvenis, com a sua cor acastanhada e bico escuro, são mais difíceis de identificar.

Já nos habituamos a reconhecer os seus sinais característicos de aviso de perigo que ouvimos muitas vezes quando percorremos a parte da Trilha que atravessa campos abertos. Queres relembrar como é? Então clica aqui.

Os melros são aves geralmente apreciadas pelas pessoas por causa do seu canto, um dos mais belos que se podem ouvir nesta região do país. É devido a esta característica que infelizmente alguns vão parar a gaiolas!...
Podes ouvir aqui o seu canto inconfundível.



Bilhete de identidade do melro-preto:

Nome científico: Turdus merula

Filo: cordados

Classe: aves

Comprimento: 24 - 27 cm;

Habitat: Pequenos bosques, jardins, prados húmidos com silvados e arbustos.

Dimorfismo sexual: o macho adulto é preto e tem o bico amarelo alaranjado; a fêmea é de cor acastanhada tal como o bico.

Alimentação: insetos, vermes e bagas.

Tipo de ocorrência: espécie residente

Frequência: muito frequente


2 comentários:

Anónimo disse...

são muito giros os melros pretos. Onde é o seu habitat é na floresta ou tem outro? ana carolina 5ª nº1

PG disse...

Olá Ana Carolina!

Encontras a resposta à tua questão no artigo do site sobre o melro-preto. Vê com atenção a parte correspondente ao seu "bilhete de identidade".