"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Gaio

Uma das mais belas aves que observámos durante as nossas saídas de campo foi o gaio. Apesar de desconfiados, pudemos avistar por vezes gaios em voo ou pousados em árvores no interior da mata. Na maior parte das vezes detetámos a sua presença a partir do som característico que elas produzem (na verdade elas são muito barulhentas!). Queres ouvir como é? Então clica aqui.

Gaio (Garrulus glandarius). Imagem daqui.


As sessões do clube em dias chuvosos foram aproveitadas para pôr os cadernos de campo em dia. Na imagem seguinte, um elemento de uma das equipas prepara-se para colar no seu caderno a imagem de um gaio (espécie observada numa saída anterior).

Fase de trabalho de pesquisa sobre as observações realizadas anteriormente.


Bilhete de identidade do gaio:

Nome científico: Garrulus glandarius

Filo: cordados

Classe: aves

Comprimento: 33 - 36 cm;

Habitat: florestas e pequenos bosques

Dimorfismo sexual: não existe

Alimentação: animais invertebrados, sementes e frutos (regime alimentar omnívoro)

Tipo de ocorrência: espécie residente

Frequência:  pouco frequente

Serzino

Desde Fevereiro estes pequenos pássaros, de cor amarelo-esverdeada, acompanham as nossas saídas com o seu canto inconfundível e estridente. Como se estivessem a anunciar a Primavera!


Serzino (Serinus serinus). Coloração de fim de Verão.

A coloração destas aves vai-se alterando ao longo do ano chegando ao final do Verão com as cores muito desbotadas. É ainda uma das poucas espécies que para além de cantar quando está pousada, também o faz em voo (voo de canto). Tens aqui um pequeno vídeo que apresenta o canto desta ave.

O registo das observações e da informação recolhida sobre esta espécie foi como habitualmente realizada pelos elementos do clube. Em geral, os registos são acompanhados de uma pequena imagem da espécie que é colada nos cadernos de campo de forma a que este venha a constituir um pequeno guia de bolso pessoal dos próprios participantes.

Registo das conclusões no caderno de campo.

Bilhete de identidade do serzino:

Nome científico: Serinus serinus

Filo: cordados

Classe: aves

Comprimento: 11 - 12 cm;

Habitat: bosques, jardins e áreas agrícolas com sebes ou árvores dispersas ;

Dimorfismo sexual: pouco evidente (os machos têm cores ligeiramente mais fortes);

Alimentação: sementes;

Tipo de ocorrência: visitante de Verão (chega à região no fim do Inverno e abandona-a nos finais do Verão);

Frequência:  muito frequente