"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Texugos na Serra de Canelas

Durante as nossas pesquisas pelas zonas envolventes da Trilha encontrámos um conjunto de 8 tocas próximas umas das outras, de tamanho relativamente grande e com aspecto de estarem ocupadas (entradas desimpedidas, sem teias de aranha, e terra recentemente remexida).

Exemplo de uma das tocas encontradas.


 O tamanho das entradas e sobretudo as pegadas deixadas em vários locais permitiram a identificação dos seus autores: texugos!

Texugo (Meles meles). Foto daqui. 

Pegada de texugo.

É claro que não conseguimos observar nenhum porque estes animais para além de serem muito desconfiados têm hábitos noturnos e crepusculares (são ativos somente de noite, ao anoitecer e ao amanhecer). Apesar disso todos ficámos entusiasmados com a ideia de termos tão perto de nós animais tão interessantes!

Podes ver texugos aqui.

 Como não podia deixar de ser, esta descoberta ficou convenientemente registada no caderno de campo dos participantes.

Caderno de campo da Bruna (5ºH). Registo da observação realizada.

Uma vez chegados à Escola os participantes do clube realizaram um trabalho de pesquisa sobre a biologia destes animais. Concluíram, entre outras coisas, que os texugos são animais sociais. Uma mesma família partilha as tocas, as quais se interligam numa complexa rede de galerias subterrâneas.


Esquema de uma rede de galerias construída por uma família de texugos (caderno de campo da Joana, 5ºI).


Bilhete de identidade do texugo:

Nome científico: Meles meles

Filo: cordados

Classe: mamíferos

Comprimento: 67 - 80 cm

Habitat: especialmente bosques com clareiras;

Dimorfismo sexual: não há diferenças significativas entre macho e fêmea embora os machos sejam geralmente um pouco maiores;

Alimentação: minhocas, insetos, pequenos répteis, ovos de aves, ratos, frutos, cereais, bolotas, avelãs... (regime alimentar omnívoro, apesar da sua dentição ser tipicamente a de um mamífero carnívoro);

Distribuição: Europa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Stor,olá! As tocas do texugos estãos muito bem desenhadas! O autor dessa obra tem que me ensinar a desenhar...
Parabéns pelo seu maravilhoso,extraordinário e incrivel BLOG!


ANÓNIMO