"... dou conta (...) que não podemos vencer esta batalha para salvar espécies e ambientes sem criarmos um laço afetivo com a natureza, pois não lutaremos por salvar aquilo que não amamos (mas só apreciamos de um modo abstrato)"

Stephen Jay Gould, 1993



Trilha de Interpretação da Natureza

Painel e placa de sinalizadora do inicio da trilha (já destruídos)

A Trilha de Interpretação da Natureza da Serra de Canelas foi um projecto levado a cabo pelo Clube de Ar Livre da antiga Escola Preparatória de Canelas. O clube foi fundado pelo Professor Alexandre Silva (a leccionar actualmente na Escola Básica e Secundária de Canelas).

Este, foi um projecto pioneiro no nosso país (a primeira trilha de interpretação da natureza a ser criada a partir de uma escola).  O projecto permitiu o envolvimento da Escola com o seu meio envolvente e passou a constituir simultaneamente um recurso de enorme valor quer para a população escolar, quer para a comunidade onde esta se insere.

Ciente da importância e do potencial educativo deste espaço, o Clube de Ciências da Natureza decidiu eleger a Trilha de Interpretação da Natureza como o principal objectivo de trabalho para o presente ano lectivo. Neste sentido, o clube tem vindo a desenvolver projectos de investigação sobre a fauna e a flora da região envolvente do percurso sinalizado com vista à sua posterior divulgação. Este, tem sido o nosso grande desafio!

Esquema do percurso.

4 comentários:

Anónimo disse...

Adorei,que continue assim.
Joana Oliveira n:12 t:5ºI

Anónimo disse...

Está muito engraçado ! Continue assim , professor . Cristiana Silva 5ºI

Anónimo disse...

gosto muito do clube de ciencias. e muito fixe.
BRUNA FILIPA 5ºH

PG disse...

Olá Sérgio,
Se quiseres procura-me, eu posso ajudar.
Pede para falar comigo, professor Paulo Gandra, Escola Básica e Secundária de Canelas.

Fico a aguardar.